quarta-feira, junho 04, 2008

puêzia "cinzeiro"

(imagem: 'memory out of place', by mattwisnerart, Deviantart)

Um cheiro adocicado lembra-me de ti
da tua maneira de falar, do gesto com que tiravas o cabelo dos olhos,
do hábito irritante de falares a brincar quando eu estava sériae

e de não perceberes quando estava eu a brincar.

Lembro-me como se não te visse há anos.
como se fosses já uma coisa do passado, daquelas que vão ganhando mofo
e pó na parte de trás de uma prateleira.

Porque aí não tenho de pensar muito nisso sem ser como recordação.
porque aí não me aflijo a pensar que as coisas poderiam ter sido diferentes
se por acaso não tivesse fugido com a cara naquele dia,
com o corpo no outro,
com a voz quase sempre.
porque aí, no passado, não dóis.

Às vezes penso que te conheci tarde demais.
devia ter crescido contigo, ver-te passar de puto idiota a homem de ideias,
e aprender a ouvir-te, habituada à tua presença,
como se está habituado ao nosso próprio corpo, por muito que ele vá mudando.

outras vezes penso que te conheci cedo demais,
que sou demasiado miúda para conseguir seduzir seja quem for,
que és demasiado criança para perceberes que há coisas que não valem a pena,
que vou deixar de te ver e possivelmente conhecer outra pessoa,
e quem vem por último fica sempre com os despojos.

mas o que interessa é que me lembro de ti,
das covinhas que fazes quando te ris (e foi a olhar para ti que aprendi o que queriam dizer 'covinhas')
do olhar de adoração que lhe dás sempre que ela está presente,
das imperfeições e assimetrias, dos tiques e do timbre da voz,
e até do ritmo do meu coração quando apareces de repente, sem que eu tenha tempo de pôr a armadura.

estás bem aí, no meu passado.

perfeito, intocável, sem mácula,
adocicado pela traição da memória,

duma coisa parecida com amor mas que não o é,
e pelo cheiro desses malditos cigarros.



Mary Wroth II

Sem comentários: